Se você está tendo problemas com seu Victron Orion, eu tentaria a inibição SRC em um interruptor, permitindo que a saída do seu alternador forneça um fluxo constante de tensão forte.
Embora eu adore tensão de entrada mais alta e tudo sobre TPHPM, é mais sobre acertar as configurações do que aumentar a tensão de entrada, especialmente com um único carregador de 50a e 250a de amperagem disponível. Estou planejando executar duas das versões de 24v, um carregador está ligado com o motor em funcionamento e conectei um mecanismo de comutação para TPHPM que liga o segundo carregador somente quando o TPHPM está habilitado.
Este carregador tem uma faixa operacional de 9v a 17v, podemos fazê-lo funcionar com até 9v (imo, não deveríamos, mas pode) e isso pode ser usado para levar em conta o alternador inteligente. É limitado a 50a de corrente de entrada e classificado para 700w no total, tornando sua tensão ideal 14v. 13-13,2v parece ser uma tensão de operação comum na minha van. Eu pegarei o número baixo na faixa, 13v a 50a são 650w de entrada e devo esperar 615w (45a) de saída com 95% de eficiência de saída do que eu vi postado aqui e em outros lugares. Em última análise, o carregador só precisa permanecer ligado e diminuir minimamente a saída com o alternador inteligente fazendo sua parte.
Para decifrar o que a Victron está dizendo na documentação sobre o algoritmo de detecção de desligamento do motor, dê uma olhada neste gráfico, a primeira coisa a ser observada é como Imax e Vstarter estão ligados. Quando Vin cai para Vshutdown, o carregador começará a reduzir Imax, se a tensão Vstarter continuar a cair abaixo de Vshutdown, ele reduzirá a corrente ainda mais até 0a. O carregador pode detectar isso, calculando o quanto limitar a corrente de saída. A tensão Vstarter do alternador inteligente pode e cai para a tensão nativa da bateria de ~12,8v, às vezes mais baixa, dependendo da carga. Como a van naturalmente diminuirá a tensão do alternador, as configurações para a detecção de desligamento do motor precisam ser configuradas da maneira certa para evitar que o carregador reduza sua saída. É realmente muito crítico se você quiser que ele opere como esperado (comercializado é mais assim, imo).
Então, tudo o que precisamos levar em consideração nas configurações de detecção de desligamento do motor é garantir que o Vshutdown esteja alinhado com as tensões do alternador inteligente/bateria. Ele precisa fazer sentido para uma situação de desligamento do alternador, 12,4v é o que eu usei com sucesso. Isso manterá a amperagem em uma tensão de entrada mais baixa, e o Ford BMS deve reconhecer a carga e ligar o alternador novamente quando a tensão ficar muito baixa. Mas 50a a 13v não deve ser problema para o alternador único, mesmo em marcha lenta, o que parece ser condições normais de operação para mim (isso varia um pouco porque SoC do chassi e carga são grandes variáveis). Algumas considerações devem ser tomadas ao definir as tensões de partida Vstart e Vstart (atrasado) para levar em conta paradas rápidas, como o reabastecimento. Embora as tensões de bloqueio de entrada sejam definidas de forma complementar ao Vshutdown, 12,2v é o que eu usei com sucesso.
Texto do manual:
Victron Energy said:
Sequência de detecção de desligamento do motor
- 0 → 1: Se o motor funcionar, a tensão do alternador aumentará. Quando Vstarter > Vstart, o carregamento é ativado.
- 1 → 2: A corrente de entrada produz uma tensão nos cabos de entrada (Vcable); esta tensão reduz a tensão medida pelo carregador (VIN). Se VIN > Vshutdown, o carregador operará em Imax.
- 2 → 3: Se VIN ≤ Vshutdown, a corrente de carga será reduzida para evitar que VIN caia abaixo de Vshutdown.
- 3 → 4: Se VIN < Vshutdown por mais de 1 minuto (tshutdown), “motor desligado” é detectado e o carregamento é desativado. Se VIN > Vshutdown antes que tshutdown termine, o carregamento permanece ativado.
- 4 → 5: Se Vstart(atraso) < VIN < Vstart, o carregamento é ativado após o atraso tstart (configurável).
Observação: Eu digitei tudo isso e então percebi como o tópico era antigo, ainda estou postando.