Ford Transit USA Forum banner

Instalação de um carregador DC-DC de 50A (Victron Orion XS) no CCP1

8.7K views 28 replies 9 participants last post by  mdaod77  
#1 · (Edited)
Atualização Acabei usando um disjuntor de montagem em superfície de 60 amperes no lado esquerdo do assento do motorista do trânsito. Reduzi a amperagem de entrada do Orion para 48 amperes. Isso me dá uma margem de segurança de 20% entre a amperagem de entrada e a amperagem de fusão do fusível. Conectei o fio positivo do meu banco de lítio doméstico ao disjuntor de montagem em superfície e, em seguida, ao terminal CCP1 de 60A no assento do motorista. Conectei o fio negativo diretamente à bateria de partida do trânsito e, em seguida, segui o diagrama de fiação abaixo para conectar todo o resto. Até agora, depois de cerca de uma semana de testes, tudo está funcionando muito bem! Obrigado pela ajuda de todos : ). Agradecimentos especiais a armcc que sugeriu a rota de 48 amperes. Ei! Estou recebendo o novo carregador Victron Orion XS 50A DC-DC esta semana e tenho algumas perguntas sobre como instalá-lo corretamente usando o CCP1 da Ford. A Explorist.life listou um novo kit em seu site com o seguinte diagrama de fiação mostrando um disjuntor de montagem em superfície de 60A próximo à bateria de partida da van. Minha preocupação é que o disjuntor de montagem em superfície de 60A tenha a mesma amperagem que o ponto de conexão CCP1 (também um fusível de 60). Basicamente, quero evitar ter que remover o assento do motorista e a bateria de partida se o circuito do meu carregador B2B queimar um fusível. Procurei um disjuntor DC de 55A, mas não consigo encontrar um. Estou curioso para saber como os outros fizeram para proteger o CCP1 para um carregador B2B na faixa de 50-60A. Obrigado por seus pensamentos : )
Image

#2 · (Edited)
Leve as classificações de amperagem da Victron com uma pitada de sal, é um carregador de saída de 700w, então a 50a isso é em uma saída de 14,0v.

Devido à conversão/eficiência, eles afirmam que, na melhor das hipóteses, levará apenas 1,5% a mais na entrada, mas quando aquecido/na temperatura, os vídeos do YouTube estão mostrando ~5% ou mais.

Com o motor funcionando, a demanda no CCP1 (assumindo 730w de entrada para o XS devido à perda)
Estas são as saídas do perfil de carga do alternador Ford
Com uma saída de 14,5v/14,7v no alternador = 50A
Com uma saída de 14,0v no alternador = 52,2A
Com uma saída de 13,5v no alternador = 54,4A
Com uma saída de 12,8v no alternador = 57A

Com o motor desligado (já que o CCP1 está sempre ligado)
Baterias de 12,4v = 59A

O fusível mínimo que a Victron exige é de 60a, e colocar aquele disjuntor de 55A que você deseja usar provavelmente disparará quando a tensão cair para 13,5v ou menos.

• Like
  • Helpful
Reactions: ZillaG and gregoryx
#3 ·
Super perspicaz. Você acha que conectar ao CCP1 com um disjuntor de montagem em superfície de 60A é viável? Se o software Orion funcionar corretamente, ele não deve puxar amperes quando a ignição estiver desligada, mas a corrente de ~12,4V está ficando realmente perto do fusível de 60A.

Fiz uma pergunta semelhante a um técnico da BattleBorn batteries (comprei o Orion através deles) e esta foi a resposta que obtive:
O Orion será ativado quando a voltagem for aumentada da fonte de entrada, então é bom conectá-lo ao CCP, ele não requer ativação da ignição. O Orion é um dispositivo unidirecional e também desligará quando o alternador parar de carregar as baterias de partida.
Isso ainda não aborda realmente a questão do dimensionamento do fusível.

Com base na minha configuração, como você recomendaria instalar corretamente o carregador B2B? Eu realmente aprecio a contribuição!

#4 ·
Você quer ter uma margem de 20% entre a saída constante do limite do fusível/disjuntor. Se um disjuntor ou fusível esquentar, ele tem a chance de disparar/queimar, mesmo que esteja abaixo da classificação.

Acabei de adicionar outro carregador de 50A à minha configuração, e fui para a bateria quente e para a terra do chassi. Na minha opinião, 50A de CCP1 é muito alto para saída constante. Meu carregador DC-DC de 50A queria um fusível de 70A-80A, e estou vendo 55a constantes no cabo com um medidor de grampo, e o dispositivo está relatando 54a. (isso foi em clima de 70F) Então, para manter essa margem de 20%, preciso de pelo menos um fusível de 66a.

Eu tive os orions mais antigos e ele deve desligar quando a entrada cair para 12,8v por padrão, mas não é instantâneo.

• Helpful
Reactions: gregoryx
#5 ·
Aqui está uma foto do fusível de 60A sob o assento, não é um fusível comum, e ele é soldado por pontos na barra de barramento. Então, se você queimar isso, a concessionária pode ser o lugar para conseguir um novo, e você tem que perfurá-lo, para adicionar um parafuso para reinstalação.

Você não tem CCP2?

• Helpful
#6 ·
Oof. Sim, isso parece uma dor de cabeça para substituir se queimar. Eu não tenho um CCP2. Meu trânsito é um cargo de teto alto AWD 2022 com bateria única e apenas CCP1 (alternador de 250A). Acho que a situação ideal seria um disjuntor de montagem em superfície que desarma antes que o fusível sob o assento queime, caso a amperagem chegue perto de 60, mas não consegui encontrar um disjuntor CC de montagem em superfície entre 50 e 60 amperes.

Se não usar o CCP1, parece que terei que ir direto para a bateria. Você tem algum recurso que achou útil para conectar diretamente à bateria? Como foi sua instalação?

Aqui está uma foto do fusível de 60a sob o assento, não é um fusível comum e é soldado na barra de barramento. Então, se você queimar isso, a concessionária pode ser o lugar para conseguir um novo, e você tem que perfurá-lo, para adicionar um parafuso para reinstalação.

Você não tem CCP2?

View attachment 207967

#7 ·
De certa forma, você ainda tem CCP2, ele simplesmente não é retransmitido/fundido. Nessa foto, a seta superior é onde o relé CCP2 190A seria conectado.
Eu conectaria lá e então usaria um disjuntor de 70A. O disjuntor provavelmente caberia lá também.

• Helpful
#8 ·
De certa forma, você ainda tem CCP2, só não está retransmitido/fundido. Nessa foto, a seta superior é onde o relé CCP2 de 190A seria conectado.
Eu conectaria lá e então usaria um disjuntor de 70A. O disjuntor provavelmente caberia lá também.
Muito legal, aquele ponto de conexão da seta superior parece bastante viável.

No BEMM, encontrei as seguintes notas:
Image

Image

Há notas sobre cargas > 60A que exigem 'desligamento de carga'. Você sabe se precisa conectar em algum circuito adicional quando não estiver usando diretamente o CCP?

#9 · (Edited)
O corte de carga serve para evitar que o alternador sobreaqueça. Basicamente, ele quer que as coisas desliguem, é demais para o alternador. Normalmente, você quer manter o ciclo de trabalho abaixo de 50% ou, em nosso caso, ~125A.

O motor precisa de ~20A para operar em marcha lenta (não medido durante a condução) e o ar condicionado pode consumir 50A na inicialização, então isso te deixa com cerca de 60A, que é minha suposição sobre a Ford querer corte de carga acima de 60A.

• Like
Reactions: ccrowley96
#10 ·
Então, o corte de carga é para evitar que o alternador superaqueça. Basicamente, ele quer que as coisas desliguem, é demais para o alternador. Normalmente, você quer manter o ciclo de trabalho abaixo de 50% ou, no nosso caso, ~125A.

O motor precisa de ~20A para operar em marcha lenta (não medi enquanto dirigia) e o ar condicionado pode consumir 50A na partida, então isso deixa você com cerca de 60A, que é minha suposição sobre a Ford querer o corte de carga acima de 60A.
Entendi, obrigado por essa informação.

Eu acho que meu plano atual, com base nas informações que você forneceu, é conectar diretamente no poste onde o CCP2 teria sido instalado e usar um disjuntor de montagem em superfície de 60 / 70 ampères montado em um ponto mais acessível perto dessa conexão.

Eu vou atualizar este tópico com meus resultados.

#11 · (Edited)
É informativo ir encontrar as especificações técnicas desses componentes.

Aqui está o disjuntor: 285-Series Circuit Breaker - Panel Mount 60A - Blue Sea Systems

A parte interessante é o gráfico de atraso de disparo. Aqui está o do disjuntor:
Image

O fusível ccp1 é feito pela Littlefuse e é um tipo que eu não reconheço.

Mas eu acredito que seja este.
E há um gráfico de atraso de disparo.

Uma leitura atenta desse gráfico diz que o fusível foi realmente projetado para queimar em não menos de 80 amperes, pois foi projetado para suportar uma carga de 60 amperes.

Image

A resposta curta é que eu não esperaria que nenhum desses dispositivos falhasse se seu b2b ocasionalmente puxasse 60 amperes. E se um deles queimar, eu esperaria que fosse o disjuntor.

#12 · (Edited)
@chicagoandy isso parece correto, a Ford usa pequenos fusíveis.

Se você for para a segunda página dessa ficha técnica, ela mostra a redução da temperatura ambiente. Para manter as margens de segurança.

Que começa a reduzir a potência a 10°C
58A a 68F/20C
52A a 120F/50C

#14 ·
Eu gosto de ouvir isso haha. Seria muito mais fácil apenas conectar-se ao CCP1 com um disjuntor externo de 60A e encerrar o assunto. Hmm, curioso se há outros pensamentos. Até agora, temos um empate de 1 a 1 nas recomendações.
Na construção de vans, existem muitas opções de design que podem ser feitas com uma solução simples ou complexa.

Eu faço desenvolvimento de software ágil, então a abordagem que adoto com a maioria das coisas é encontrar a abordagem simples e, em seguida, iterar quando necessário.

Você já tem meu voto, então eu só vou explicar. Eu começaria com o simples e só passaria para o complexo se você descobrir que o simples não funciona.

A outra opção leva você à superengenharia em cada etapa, o que significa que você nunca chegará ao 'concluído'.

Tente o disjuntor, se não funcionar, então você tem um plano 'b'. Deixe-nos saber como funciona.

#22 ·
@ccrowley96 - como o Orion 50A XS conectado ao CCP1 funcionou neste verão? Estou em uma situação semelhante - uma bateria AGM e limitado à conexão CCP1.
Foi ótimo! Eu programei o Orion XS para puxar apenas 48 amperes para ficar do lado seguro. Ele bombeia cerca de 600 watts para minhas baterias de lítio enquanto a van está funcionando. Sem problemas com a funcionalidade de partida/parada automática com base no estado de ignição da van.

Aqui está um vídeo da minha instalação, caso você esteja curioso!

Boa sorte!

#24 ·
Olá,
Também estou instalando um carregador Victron Orion XS 50A DC para DC e estou com um problema com a voltagem durante a instalação.

Estou usando CCP 1 para um interruptor e depois para o Orion XS. Quando meço a voltagem entre o aterramento do chassi e o CCP, obtenho 12,3 volts... mas quando ligo o interruptor, ela cai para 4,3 volts. Isso também aconteceu quando eu tinha um disjuntor de 60 ampères conectado entre o interruptor e o Orion XS. Verifiquei o interruptor e o disjuntor quanto à continuidade, e ambos estão funcionando. Estou usando fio 6 AWG.

Alguma ideia do que está acontecendo aqui?? Estou perdendo algum problema simples de fiação elétrica aqui?

#25 ·
Olá,
Também estou instalando um carregador Victron Orion XS 50A DC para DC e estou com um problema com a voltagem durante a instalação.

Estou usando CCP 1 para um interruptor e depois para o Orion XS. Quando meço a voltagem entre a massa do chassi e o CCP, obtenho 12,3 volts... mas quando ligo o interruptor, ela cai para 4,3 volts. Isso também aconteceu quando eu tinha um disjuntor de 60 amperes conectado entre o interruptor e o Orion XS. Verifiquei o interruptor e o disjuntor quanto à continuidade, e ambos estão funcionando bem. Estou usando fio 6 AWG.

Alguma ideia sobre o que está acontecendo aqui?? Estou perdendo algum problema simples de fiação elétrica aqui?
Terra.

#28 ·
OK,...what about ground is causing this??
Você postou a mesma coisa em dois tópicos. Você escolhe aquele em que eu estava com uma resposta breve de uma palavra para perguntar? Acompanhe seus PRÓPRIOS posts, pelo menos! 😏 🤣

Esta é minha resposta no outro tópico: "Com certeza parece um aterramento ruim. Um aterramento fraco registrará uma voltagem decente sem carga... então se tornará mais próximo de um, "aberto", quando a carga for aplicada."

Em outras palavras, porque está caindo para uma voltagem mais baixa, eu diria que você quase certamente tem uma conexão ruim. Pode ser no lado quente - uma conexão solta ou um conector mal crimpado - mas se você os verificou, então é o aterramento. E o aterramento é um problema super comum / possível; mais de uma pessoa tentou usar os parafusos acima e abaixo dos CCPs e eles exibiriam esse comportamento exato.

Já que estamos no assunto... se você crimpou suas próprias extremidades OU apenas parafusou as pré-fabricadas, de qualquer forma você deve TENTAR arrancá-las antes de usá-las com uma corrente de 50A. Você pode se surpreender com a frequência com que um cabo ou conexão aparentemente sólido na verdade não é bom o suficiente para uma carga legítima. Tentar arrancá-los não tem efeitos negativos em conexões sólidas.